domingo, agosto 30

About wishes #4

Um objetivo que já estava há muito a ser adiado. Daquelas coisas que temos em muitos locais à mão e que deixamos sempre para o dia que tivermos mais tempo, para a semana seguinte, para as férias. 
doar sangue
inscrever-me para dadora de medula óssea

Estou de férias no Algarve e aproveitei de estar uma campanha junto da praia para fazer aquilo que tanto queria. É uma causa que aprecio, que todos devíamos aderir (tendo as condições necessárias). Foi tudo muito simples. Dirigi-me a uma carrinha do IPST, preenchi dois questionários, um para a doação de sangue e outro para me inscrever como potencial dador de medula óssea; fiz a inscrição como dadora; fui ao gabinete médico, onde foram realizadas as perguntas que o questionário também mencionava, medidas tensões arteriais e um picadita no dedo para a análise de hemoglobinas; depois de ter ficado apta foi só deitar-me numa cadeirinha e efetuar a recolha de sangue. Não demorou mais de 10 minutos.  seguir não pude estar exposta ao sol, nem fazer esforço no braço (não carregar coisas, não nadar, não nada nas duas horas seguintes). Claro que não pude A equipa foi toda muito simpática e achei tudo muito simples. Ainda tive direito a uns brindes bem giros. Entretanto recebi uma mensagem no telemóvel a informar o resultado da análise (se está tudo bem) e o meu grupo sanguíneo, devo também receber entretanto o cartão com o número de dador de sangue e Saí de lá com a sensação de dever cumprido. 

3 comentários:

Ana Rita Cortez disse...

Parabéns pela atitude :)
Beijinho e resto de boas férias

Ki disse...

Ia doar sangue há uns meses, na minha universidade... mas estou com uma alergia na pele desde Janeiro e não faço ideia do que isto é, por isso já nem fui, porque sabia que mal eles vissem o meu braço iam rejeitar...
r: As férias foram imensamente boas :b

Ki disse...

r: Somos cada vez menos no curso... pelos dados da DGES, em 2012 houve 41 colocados, em 2013 fomos 35 e no ano passado apenas 17 (juntando primeira e segunda fase). Para teres uma noção, a minha turma tem pouco mais de 20 alunos (já a contar com alguns que chumbaram, ou seja, dos 35 que ficamos colocados, saíram quase metade). Já para não falar que nem 50% das pessoas está lá por ter verdadeiro amor ao curso...