quinta-feira, setembro 4

Coisas de família

                       ❤Pequena Princesa ❤  | via Tumblr


A minha avó vive cá em casa, de há uns tempos para cá ele come mal, tem sempre uma desculpa quando lhe chamamos à atenção de ter deixado metade da carne no prato. Acreditem as desculpas são esfarrapadas: está salgado, está frio, está duro, está isto e aquilo. Além de ela ser anémica e precisar de comer proteínas e não só hidratos de carbono é muito cansativo estar sempre a chamar a atenção, tentar dar a volta e ela ainda assim não querer comer. A minha mãe ontem chateou-se tanto que chegou a berrar com ela, que nem uma criança, foi um erro, mas ela está a ficar desgastada. Alguém passa ou já passou por isto e tem algum conselho?

20 comentários:

Patrice disse...

Nunca passei por nenhuma situação semelhante, mas deve ser realmente dificil! Tentem falar com ela e fazê-la perceber que tem de fazer um esforço e alimentar-se!

Diana Machado disse...

gritar realmente passa por não ser a solução...a tua avó pode precisar de falar mas nessas condições não vai querer fazê-lo. não passei por isso mas tenho um avô que é igualmente teimoso quando se trata do seu bem-estar, mas vai aceitando o que nós lhe dizemos e tentamos aconselhar. nesse caso, a senhora pode andar realmente com falta de apetite, ou sei lá, têm de ver isso com paciência, a família serve para isso, paciência, amor, e devolver o que nos foi dado.

Ju. disse...

Nunca passei por nada do género, mas é difícil lidar com idosos, sim. Eu também já estive anémica e comia sopa com beterraba e bebia sumo de beterraba... Não é lá muito bom, mas dizem que faz bem!
Beijinho*

Unknown disse...

Já passei por isso, não em termos de comida, mas de ela estar sempre em nossa casa por ter feito uma operação e ter que andar de moletas e mesmo quando já não precisava delas fingia à nossa frente para não ir para casa dela. Ah e também tinha que ser tudo à maneira dela...
Sei que pode ser complicado, mas recomendo começarem a ameaçá-la, que se ela continuar assim vocês não aguentam muito tempo e que terá de ir para casa dela, foi isso que fizemos e serviu de emenda :) Força :)

Ki disse...

É normal, a tua mãe deve ter chegado mesmo a um limite que já não sabia como reagir... quanto a conselhos, acho que não tenho mesmo nenhum :s

Ki disse...

r: Pois, isso é verdade :s Mas olha, a tua avó fica o dia todo em casa? Ou sai para algum lado e assim?

Filipa disse...

O meu avô costumava ser assim nunca queria comer. A única solução era levar-lhe sempre o comer e tentar persuadi-lo a comer tudo.

Sys Arancia disse...

Não te consigo ajudar, desculpa.
Acredita, não consigo. Ahah
kiss na cheek

Diana Machado disse...

R: pois eu estou a entender :/

C. disse...

Nunca passei por isso. Acho que a única maneira é insistir para que a pessoa coma s:

Anónimo disse...

Não, nunca passei por isso com ninguém. Espero que ela melhore!

Cláudia S. Reis disse...

Nunca passei por isso mas acredito que deva ser super complicado.
Tenta sentar-te com ela e perguntar porque faz isso. É que se ela continuar assim pode mesmo acabar no hospital por não se alimentar de forma conveniente...
Espero que ela melhore!

Ember Blue disse...

Nunca passei por isso, mas tenta conversar com ela :s
Força!
Beijinhos*

Dalma disse...

Tenta falar tu com ela, explicar que é importante que ela faça um esforço para comer e essas coisas. Força!
E Becas, o teu blogue está lindo. Olha-me para esse cabeçalho, oh god, adorei eheh

Sys Arancia disse...

r.: Por preguiça. Ahah
kiss na cheek

Jade disse...

Já passei por algo semelhante e é verdadeiramente desgastante... O máximo que te posso dizer é para terem paciência porque ela está doente, é complicado viver com isso, principalmente para ela...

Sérgio disse...

Tens de ter paciência e juntos encontrarem a melhor solução.

Ainda tens sorte por teres a tua querida avó.

beijinhos.*

Diana Machado disse...

Estudo em Évora :) tu estudas onde?

Vera disse...

Eu já passei. Fui eu que cuidei da minha avó durante meses e não foi fácil porque, tal como a tua, também não come nada. Mil e uma desculpas até que a última, e que ainda hoje persiste, é que não gosta... Deixou de gostar de arroz, carne, massa... etc etc etc. Uma lista que nunca mais saiamos daqui. Coisas que ela sempre comeu mas, a verdade, é que a minha avó nunca foi um bom garfo (tenho a quem sair) e, agora com a idade, as coisas pioraram. Já conta com 84 anos. O que ela come bem é sopa... A minha mãe que adora fazer sopas, começou a fazer algumas mais "pesadinha" para ela e, lavando a um bocado de contiga, dizemos para comer só um bocadinho de arroz ou de carne ora por causa da medicação ora por alguém, eu por exemplo, que assim fico contente com ela. Eles voltam a ser crianças. Mas, por muito que uma pessoa fique frustrada, é melhor não nso enervarmos nem alterarmos a voz porque ficam sentidas connosco e depois é pior. Com a minha avó tinha mesmo de ser como disse, senão nada feito!
Espero ter ajudado um bocadinho :)

Amarela disse...

É preciso é paciência nesses casos. Mesmo que por vezes seja dificil.

boa sorte